Financiar um imóvel acaba sendo a saída mais fácil para quem quer comprar o imóvel próprio, mas não tem o dinheiro total para pagar por ele. Mas é preciso pensar bem e analisar as opções para que não entre em uma fria e acabe pagando mais caro do que gostaria.

É sempre importante analisar a modalidade de financiamento adequado. Seja ele bancário, consórcio, direto ou por construtora, o ideal é fazer uma simulação das parcelas, das primeiras às últimas. O valor destas, assim como a entrada, será definida conforme as possibilidades da pessoa.

O comprador, por sua vez, não poderá ter restrições cadastrais no nome e deverá conseguir crédito junto ao banco. O ideal é conferir e aprovar tudo antes de assinar o contrato. Também é importante que as parcelas não sejam superiores a 30% de valor do rendimento mensal do comprador para que possa ter condições de sobreviver durante os muitos meses de financiamento.

Financiar um imóvel

Financiamento pode ser considerado um empréstimo que será pago durante muitos meses até quitar totalmente o valor. Por isso ele cobra uma taxa de juros para compensar o tempo em que a quantia vai ficar na posse de terceiros e taxas adicionais que precisaram ser contabilizados antes de fechar o contrato. Todos esses valores deverão caber dentro do seu orçamento.

Há uma série de critérios para calcular os valores das taxas e juros em um financiamento. Um dos critérios é o maior risco de inadimplência. Ou seja, se você tem um bom histórico bancário e sempre pagou suas dívidas em dia, a possibilidade de ter uma taxa de juros reduzida é muito maior.

Além disso, avalie a entrada que poderá dar no consórcio. Veja o valor que pode se comprometer, pode ser FGTS ou poupança. Quanto maior é o valor da entrada, mais fácil vai ser de conseguir além de baixar o valor das parcelas.

Como evitar problemas?

Não deixe de averiguar a documentação necessária, inclusive as do imóvel. E programa-se para pagar as taxas exigidas em cartório, para escritura e registro. Além do imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI).

Não entre em um financiamento se não tiver total certeza de que conseguirá assumir essas prestações no prazo. A inadimplência pode levar a perder o imóvel e todo o investimento feito nele.

Na dúvida, entre em contato ou deixe um comentário. Nossos especialistas terão prazer em lhe orientar. Fale conosco pelo WhatsApp através do telefone: (19) 9 9951 2096 ou clique no link a seguir: https://bit.ly/2VosJzk