Algumas vezes o INSS pode recusar o benefício da previdência. Os principais casos são os de aposentadoria por invalidez e o auxílio doença. Mas pode acontecer de simplesmente o pedido ser postergado ou esquecido. De qualquer forma, poderá ser questionado com auxílio jurídico. “Meu benefício do INSS foi negado, o que posso fazer?”, entenda melhor abaixo:

1. Não tive resposta do INSS. O que fazer?

Com o assunto da Reforma da Previdência em alta na mídia, as unidades do INSS e Previdência Social estão lotadas quase todos os dias. Por isso, dificilmente o prazo do pedido de aposentadoria está sendo cumprido, mas você não precisa ficar “de mãos atadas”. Com a ajuda de especialistas, você pode pedir a revisão do seu pedido com um prazo de no máximo 30 dias de resposta, que deve ser cumprido judicialmente pelo INSS.

2. Aposentadoria por invalidez e erros de perícia do INSS

Na aposentadoria por invalidez é preciso comprovar a incapacidade para trabalhar através de laudos atualizados feitos por médicos especializados. Exames médicos que revelam incapacidade também são bastante úteis como prova. É importante lembrar que além do relatório, o médico também deve descrever o tratamento que está relacionado a incapacidade.
Existem casos também em que o INSS comete erros na hora da perícia e nega o benefício. Neste caso aconselhamos que você entre com um processo judicial para que seu benefício seja concedido, pois então acontecerá uma perícia judicial, que é diferente da médica, realizada por um médico especialista na área e de confiança do juiz.

3. Onde consultar se o benefício do INSS foi negado?

Através da Internet, no site do INSS, é possível consultar o resultado do pedido de forma rápida e prática. Basta acessar o link https://www.inss.gov.br e entrar nos menús:
– Consulta de situação de benefício
– Acompanhar pedido
– Inserir dados pessoais e número do pedido
– Visualizar
E pronto, na tela irá aparecer a situação do benefício.
Você teve seu benefício negado, ou está com o pedido atrasado? Nosso escritório conta com uma equipe especializada que pode te ajudar com o seu pedido junto ao INSS. Fale com a gente no WhatsApp clicando no link a seguir encurtador.com.br/nxU13