Conheça algumas dicas para evitar problemas e dores de cabeça ao receber as chaves do seu imóvel
Tempo de leitura: 3 minutos
Leia também: Cancelamento de contrato de compra e venda de imóvel na planta
Você acabou de comprar um novo apartamento e está com aquela felicidade indescritível. No entanto, apesar desse momento de alegria, você deve ter muita precaução e tomar alguns cuidados para evitar problemas no futuro.
Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância de o imóvel atender às especificações que constam no contrato. Além disso, também não pode ter defeitos que possam gerar dores de cabeça após a sua mudança para o novo lar.
Veja a seguir algumas dicas para evitar os maiores erros que são cometidos na entrega das chaves do apartamento. Em apesar do artigo se referir a “apartamento”, as dicas podem ser utilizadas em outros tipos de imóveis.
Faça a vistoria completa no imóvel
Totalmente imprescindível ser feita antes da entrega das chaves a vistoria é um procedimento na qual você verifica se haverá a necessidade de reparos no apartamento, se ele terá o mesmo custo-benefício e se as características encontradas são as mesmas que as apresentadas durante a negociação.
Não deixe, também, por fim, de avaliar as condições da estrutura do imóvel e esclareça todas as suas dúvidas com o vendedor. Caso o seu apartamento tenha sido negociado na planta, verifique se ele está de acordo com o memorial descritivo que foi apresentado.
Defina os prazos para eventuais reparos
A inspeção completa do imóvel auxilia a encontrar itens que precisam de reparos, principalmente em imóveis usados. A negociação com o vendedor ou com a construtora sobre como serão feitos os reparos é essencial.
Um acordo definirá se o comprador ou o vendedor que ficarão responsáveis pelos ajustes necessários. Independentemente de como for, tudo o que se acordar deverá constar em um documento escrito, contendo detalhes do que foi combinado e do que será feito.
Os reparos decorrentes de defeitos do imóvel são de responsabilidade da construtora e ela é que deve se responsabilizar pela reforma. Nesse caso, os procedimentos de negociação são os mesmos quanto aos itens que precisam de reparo e o prazo de finalização. Isso é fundamental para não ter prejuízos devido a um eventual atraso na entrega.
Ter suporte de um profissional
Não contar com o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário é um erro comum muito comum na hora da entrega das chaves do apartamento. Ele é essencial tanto para o momento da vistoria quanto para uma leitura detalhada do contrato.
Esse profissional gerará um documento, que ditará todos os direitos e deveres do vendedor e do comprador, como prazos para pagamento, situação do imóvel, multas contratuais, obrigações pendentes, e outros itens importantes. Assim, a assessoria jurídica evitará muitos problemas no futuro, assim como processos judiciais, e trará mais segurança para a sua negociação, reduzindo os riscos de rescisão do contrato.
Esse artigo possui conteúdo apenas informativo. Se você precisar esclarecer dúvidas sobre direito imobiliário é fundamental procurar por um profissional especializado para auxiliá-lo a ter maior eficácia no pedido. Para mais informações fale com um de nossos consultores pelo WhatsApp (19) 9.9951-2096.
Postar um comentário