Conheça algumas alternativas para regularizar sua propriedade quando você não tem a escritura do imóvel

Leia também: Como regularizar um imóvel já construído?

Quando um imóvel (casa, terreno, construção, galpão ou apartamento) está irregular, um dos principais problemas que serão encontrados será na hora da venda, já que aquele que não é formalmente o proprietário não conseguirá fazer a transferência da propriedade.

A regularização é muito importante, já que a falta de legalização pode até mesmo na perda do imóvel.

Como faço para regularizar meu imóvel sem a escritura?

Mas não se preocupe. Há duas alternativas para que você possa realizar a regularização da sua propriedade.

A primeira é localizando os antigos proprietários, sejam eles donos ou herdeiros, e pedir para lavrar a escritura e, em seguida, apresentar o título de compra, ou seja, a própria escritura, comprovando a transação e, em seguida, registrar a propriedade na matrícula do imóvel.

Contudo, você poderá encontrar dificuldades se o imóvel for de uma pessoa falecida. Nesse caso, será necessário, primeiramente, abrir um inventário, para depois concluir a regularização. 

Usucapião

Outra alternativa é através da usucapião. Nesse caso, desde que se comprove a posse prolongada do bem e que se preencha os demais requisitos para a usucapião. A usucapião é um modo originário de aquisição da propriedade, ou seja, será como se o imóvel não tivesse nenhum outro dono anteriormente.

A usucapião é o direito adquirido pelo uso de bens imóveis (com exceção dos bens públicos), por um período determinado, de forma contínua e incontestadamente, como se fosse o seu real proprietário.

Leia mais sobre a Usucapião aqui 

É extremamente o auxílio de um profissional especializado em direito imobiliário para auxiliá-lo nesse caso. Caso você tenha mais dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato, que um de nossos especialistas irão lhe orientar! Fale conosco pelo WhatsApp (19) 99951-2096 ou clicando em http://bit.ly/2MV35D8