O assistente técnico em perícias grafotécnicas será os olhos de uma ou ambas as partes do processo de validação de uma assinatura. Veja quando precisar dele.

Qualquer processo judicial que envolva documentos com assinatura falsa, vai demandar o trabalho de um perito grafotécnico judicial para, através de exames atestar a autenticidade ou falsidade daquela assinatura. O perito judicial um cargo de confiança do juiz e é nomeado pelo próprio. É pertinente a ele fazer a perícia grafotécnica no documento em questão e posteriormente elaborar o laudo grafotécnico judicial para apreciação e sentença do juiz.

Além de nomear o perito judicial para o processo, o juiz permite que cada parte envolvida nomeie um perito assistente para acompanhar os trabalhos do perito oficial. Essa nomeação de um assistente é facultativa e seus honorários cabem às partes. Mesmo sendo dispensável, é extremamente importante e recomendável que se contrate um assistente, pois é ele que irá constatar se o perito judicial procedeu corretamente com suas funções e também elaborará um parecer técnico, em caso de discordância com o resultado oficial. Caso as duas partes optem pelo assistente, ambos acompanham o trabalho do perito ao mesmo tempo, mas sem qualquer interferência no trabalho judicial.

Cabe ressaltar que o trabalho do perito assistente deve ter a total confiança da parte que o contrata, sendo esse profissional dotado de conhecimentos técnicos em grafoscopia e gabaritado para exercer a função. Sem ele, caso a decisão do juiz seja desfavorável à parte, não há como a mesma tentar impugnar o laudo judicial, uma vez que a fase de produção de provas terá passado e a oportunidade de ter manifestado um lado contestatório sobre o parecer do perito judicial terá encerrado também.

Para evitar quaisquer problemas com legalidade de assinaturas é sempre prudente contar com a presença de testemunhas, seja na assinatura de um contrato, rescisão, declaração ou qualquer trâmite legal. Sendo a testemunha ou testemunhas, um terceiro, ela fornece evidência imparcial do que foi assinado e por quem, legitimando assim o ato.


Se porventura você estiver tendo dificuldade de provar a legalidade de uma assinatura e esteja no momento de andamento do seu processo em que precise de um assistente técnico em perícias grafotécnicas, saiba que prestamos esse serviço com profissional capacitado para tal. Basta entrar em contato conosco através do WhatsApp (19) 99951-2096 ou clicando em http://bit.ly/2MV35D8 para obter outras informações a respeito.