É muito importante regularizar o imóvel para que não tenha problemas na hora de negociá-lo. Isso interfere no valor do imóvel, visto que a regularização muitas vezes custa caro. Dessa forma, evita-se que os valores aumentem com o passar dos anos e seja descontado do valor total do imóvel.

Explicaremos a seguir algumas formas de regularizar imóveis com problemas específicos como falta de documentação, imóveis com dívidas, após obras sem autorização, entre outros.

Como regularizar imóvel sem documento?

A escritura mostra quem é o proprietário do imóvel. Por isso é importante ter esse documento para não correr o risco de perder a propriedade. Além de dificultar a venda do imóvel, visto que bancos não financiam imóveis sem escritura.

Já o Habite-se é um documento fornecido pela prefeitura e comprova que a construção seguiu as regras exigidas. Evitando a cobrança de multas e o aumento no IPTU.

Como regularizar imóvel sem escritura

Os custos para fazer a escritura chegam a 4% do valor total do imóvel, fora as taxas. O ideal é entrar em contato com os antigos proprietários e pedir que a escritura seja lavrada. Também é necessário apresentar um documento que comprove a compra do imóvel.

Caso não tenha documentos que comprovem a compra ou não encontre os antigos proprietários, poderá entrar com uma ação de usucapião. Precisará de documentos que comprovem que reside no imóvel a pelo menos cinco anos e testemunhas que confirmem.

Como regularizar imóvel sem habite-se?

A falta de habite-se pode causar prejuízo na hora de vender o imóvel. Além disso, a regularização desse documento pode sair bem caro. Por isso é importante sempre se garantir que já existe o habite-se na hora de comprar um imóvel.

Para conseguir esse documento, você precisará que um engenheiro faça uma planta do imóvel e confirme que está tudo dentro da lei. Após isso, é só se dirigir a prefeitura com a planta e pedir a regularização.

Como regularizar imóveis após obra sem autorização da Prefeitura?

Se construiu mais um imóvel no seu terreno ou aumentou cômodos na sua casa, desconfigurando a planta original sem a permissão da prefeitura, você pode receber multas.

Para regularizar essa situação, você precisará contratar um engenheiro ou um arquiteto que faça o projeto da planta para que possa apresentar e regularizar o imóvel. Lembrando que isso pode sair caro. 

Como regularizar imóveis com dívidas? 

Quando você deixa de pagar dívidas de imóveis, tem uma grande chance de perder ele para a justiça. Por isso é importante manter as parcelas em dia e o IPTU e o condomínio quitados.

Para quitar os débitos de financiamento, do condomínio e do IPTU, o correto é entrar em contato com os responsáveis, a prefeitura ou a financiadora e tentar parcelar o débito de forma amigável. 

Se tiver dúvidas sobre como regularizar um imóvel, deixe um comentário ou entre em contato. Nossos especialistas terão o prazer de lhe orientar. Fale conosco pelo WhatsApp através do telefone: (19) 9 9951-2096.