A revisão fiscal pode trazer muitos benefícios para a empresa, principalmente em relação à lucratividade

Tempo de leitura: 3 minutos

É necessário ter um monitoramento e estudo constantes nas empresas quando se fala, principalmente, em tributos, devido à complexidade que temos em nossa legislação, principalmente na legislação tributária.

Em primeiro lugar, destaca-se que a carga tributária a que uma empresa está sujeita reflete diretamente no preço do seu serviço ou produto e, consequentemente, isso interferirá em dois fatores, sendo o primeiro a competitividade da sua empresa em relação aos concorrentes, e, em segundo lugar, mas tão importante quanto, em seus lucros. 

O contador é o responsável por acompanhar e aplicar a legislação, apurando os tributos, bem como o cumprimento das obrigações acessórias. No entanto, com tantas tarefas, pode-se ter uma certa dificuldade do contador para acompanhar todo o cenário legislativo e para fazer revisões dos últimos 5 anos para encontrar possíveis créditos de pagamentos indevidos ou a maior.

O que é revisão fiscal

Na revisão, será feito um diagnóstico do contexto fiscal da empresa. Isso é essencial para analisar qual o seu cenário atual, pois avaliará as áreas fiscal e tributária, mapeando as situações que podem ser corrigidas. Como já dito anteriormente, a revisão pode influenciar diretamente no real valor de mercado e fluxo de caixa da sua empresa.

Quais os benefícios da revisão fiscal?

Apesar da dúvida se a revisão pode gerar autuações pela Receita Federal, o empresário deve ter em mente que ela pode trazer muitos benefícios para a empresa, dentre eles a contribuição para recuperar créditos tributários, maior lucratividade para o seu negócio, apontamento de uso de incentivos ou benefícios fiscais, identificação de eventuais irregularidades, antecipando-se para corrigir falhas que poderiam gerar multas e penalidades, sem contar que ainda impacta positivamente na reputação do negócio.

Dessa forma, a revisão fiscal é extremamente relevante, já que proporcionará para a empresa a certeza de que está em dia com seus tributos. O advogado especialista em Direito Tributário é imprescindível para direcionar o empresário com a revisão, indicando quais caminhos devem ser seguidos.

Essa publicação tem caráter meramente informativa e não substitui a consulta com um profissional. Para mais informações sobre sobre Direito Tributário, fale com um de nossos advogados através do WhatsApp (19) 99951-2096 ou clicando em http://bit.ly/2MV35D8.