A jornada 12 x 36 é uma forma de trabalho excepcional, ou seja, deve ser aplicada somente em casos determinados. Além disso, há outras diferenças em relação ao trabalho normal, como remuneração.

A jornada 12 x 36 é uma exceção, aplicada em apenas algumas empresas específicas


Em regra, a jornada de trabalho deve respeitar o limite de até 8 horas por dia e 44 horas na semana. Contudo, há uma exceção aceita atualmente, para atender as adaptações do mercado, que é a jornada “12 x 36”.

Como funciona a jornada 12 x 36?

Nessa jornada, o empregado labora por 12 horas seguidas, folgando 36 horas sem interrupção. Destaca-se que essa jornada deve ser considerada pelas empresas como uma jornada excepcional.

Para a sua validade, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) condições para que a Jornada 12×36 seja válida:

  • Caráter excepcional
  • Ajuste exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho
  • Remuneração em dobro dos feriados trabalhados

No entanto, o empregado não tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na décima primeira e décima segunda horas.

Quando essa jornada será aplicada?

As partes podem (não há obrigação), por Acordo Individual Escrito, Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo De Trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.

Para mais informações sobre seus direitos trabalhista, consulte um de nossos especialistas em Direito do Trabalho.

Essa publicação tem caráter meramente informativa e não substitui a consulta com um profissional. Para mais informações sobre Direito do Trabalho, fale com um de nossos advogados através do WhatsApp (19) 99951-2096 ou clicando em http://bit.ly/2MV35D8.